In This Section      
 

O que é Microcefalia?

A baby's hand in an adult hand.

A microcefalia é um raro distúrbio neurológico no qual o cérebro da criança não se desenvolve completamente. Com isso, o tamanho da cabeça é menor do que o esperado. A microcefalia pode estar presente no nascimento ou pode ser adquirida nos primeiros anos de vida.

A criança com microcefalia geralmente tem diferentes graus de deficiência intelectual, assim, um pequeno percentual de crianças não terão nenhum tipo de atraso no desenvolvimento.

As crianças com essa condição também pode ter um atraso na fala e nas funções motoras, nanismo ou baixa estatura, deficiência visual ou auditiva, e/ou outros problemas associados com anormalidades neurológicas.

Existem várias causas potenciais para a microcefalia, incluindo:

  • Infecções perinatais maternas, incluindo  rubéola e Zika vírus
  • Distúrbio cromossômico, incluindo síndrome de Down
  • Craniossinostose, um defeito de nascença identificado pelo fechamento prematuro de uma ou mais juntas entre os ossos do crânio antes do completo crescimento cerebral
  • Meningite bacteriana
  • Uso abusivo de drogas e álcool durante a gravidez
  • Exposição química ou à radiação

Existe também uma suspeita de conexão entre o Zika vírus e a microcefalia, devido ao nível significante de crianças vistas com essa doença em países afetados, desde que o vírus começou a se espalhar.

Para informações mais detalhadas sobre a microcefalia, incluindo os sintomas, diagnósticos e prevenções, visite a Johns Hopkins Health Library. 

Fatos principais sobre a Microcefalia

  • A microcefalia ocorre mais frequentemente quando o cérebro para de crescer até a taxa normal; o crescimento do crânio é determinado pelo tamanho do cérebro.
  • Não há tratamento para reverter a microcefalia, exceto uma cirurgia para craniossinostose. Programas de intervenção com a fala, terapeutas ocupacionais e físicos podem ajudar as crianças afetadas.
  • Em casos de microcefalia com uma conexão genética, conselheiros genéticos podem ajudar a determinar o risco de microcefalia.

Tratamento para Microcefalia no Johns Hopkins

No “Johns Hopkins Children’s Center”, as crianças com microcefalia são cuidadas pela Divisão de Neurologia Pediátrica. Dependendo do diagnostico individual, neurocirurgia pediátrica e genéticas também pode ser envolvida no tratamento. Muitas crianças com essa condição continuará ser vista no Kennedy Krieger Institute