Transplantes pediátricos de medula óssea: o que você precisa saber

little girl with doctor

Seu filho ou filha pode ter de passar por um transplante de medula óssea (TMO) por várias razões. Uma criança pode precisar de um TMO porque as células do sangue presentes nos ossos pararam de funcionar como deveriam devido ao câncer ou a outros distúrbios do sangue. Um transplante de medula óssea permite que os médicos substituam a medula com problema por células sanguíneas sadias de um doador compatível.

Entre em contato conosco para aprender mais

Ou ligue para nós: +1-410-502-7683

Transplante pediátrico de medula óssea: o que você precisa saber

  • A medula óssea é o tecido macio e esponjoso encontrado no interior dos ossos. Ela ajuda no desenvolvimento dos ossos e armazena a maior parte das células do sangue e sistema imune.
  • As células do sangue que produzem outras células sanguíneas são chamadas de células-tronco. As células-tronco são importantes, assim como outras células do sangue, tais como as células T, que combatem o câncer.
  • Doenças que podem resultar na necessidade de um TMO incluem leucemia aguda e crônica, linfomas de Hodgkin e não-Hodgkin, sarcomas, tumores cerebrais, síndromes de insuficiência medular e doenças sistêmicas imunes e metabólicas hereditárias.
  • O TMO pode:
    • Substituir a medula óssea doente e não funcional por medula óssea sadia e funcional (para doenças como talassemia, anemia aplástica e doença das células falciformes.
    • Regenerar um novo sistema imune capaz de combater a leucemia residual ou existente ou outras formas de câncer não eliminadas pela quimioterapia ou radiação utilizadas antes do procedimento de transplante.
    • Substituir a medula óssea e restaurar seu funcionamento normal após altas doses de quimioterapia e/ou radiação administradas para o tratamento de malignidade, como leucemia ou linfoma.
    • Substituir a medula óssea por medula óssea funcional e geneticamente sadia, para prevenir danos adicionais por um processo de doença genética (como síndrome de Hurler e adrenoleucodistrofia).

¿Por que eleger o Johns Hopkins para o transplante de medula óssea do seu filho?

Avanços no transplante de medula óssea

O corpo docente do Hospital Johns Hopkins realiza transplantes em crianças desde a década de 1970. Nossos especialistas já realizaram transplantes em bebês de apenas 2,3 kg (5 libras) e em adolescentes e jovens adultos.

Um dos avanços desenvolvidos no Johns Hopkins é o uso seguro e bem-sucedido de doadores haploidênticos ou parcialmente compatíveis. Uma compatibilidade haploidêntica ocorre quando o doador é um membro da família, e a compatibilidade é pelo menos metade idêntica ao paciente ou receptor.

Doadores parcialmente compatíveis podem ser utilizados antes da quimioterapia de “intensidade total” ou de “intensidade reduzida”. A quimioterapia de intensidade total é utilizada com frequência em crianças, adolescentes e adultos jovens com leucemia ou linfoma. Este regime extermina eficazmente o sistema sanguíneo e o câncer residual do paciente, antes do transplante de medula óssea do doador.

Com regimes de intensidade reduzida, os médicos administram quimioterapia apenas o suficiente para suprimir o sistema imune do paciente enquanto suprimem temporariamente a medula óssea. Isto permite que as células-tronco do doador substituam a medula óssea disfuncional sem causarem demasiado dano a outros órgãos vitais, como pulmões, fígado e rins.

Este procedimento tem permitido uma gama muito mais ampla de doadores (por exemplo, praticamente qualquer paciente terá um doador parcialmente compatível), além de células-tronco de fontes que incluem a medula óssea, sangue periférico e do cordão umbilical ou placenta. Desde o desenvolvimento da técnica, há mais de uma década, os especialistas do Johns Hopkins já realizaram mais de 600 transplantes haploidênticos em pacientes adultos e pediátricos com diferentes tipos de câncer e distúrbios não malignos do sangue e sistema imune.

Outros tipos de transplantes de medula óssea incluem:

  • Transplante autólogo de medula óssea: as células-tronco são retiradas do paciente e, então, são criopreservadas (ou congeladas) e armazenadas para uso posterior. Depois, são descongeladas e devolvidas ao paciente após tratamento intensivo. O termo “resgate autólogo de medula óssea” é utilizado com frequência, em vez de “transplante”.
  • Transplante de medula óssea não aparentado: As células-tronco ou medula com compatibilidade genética vêm de doador não aparentado.
  • Transplante de sangue do cordão umbilical: As células-tronco são extraídas do cordão umbilical (placenta) imediatamente após o parto de um bebê. As células-tronco são testadas, tipadas, contadas e congeladas até serem necessárias para um transplante.

Até esta data, mais de 6.000 TMO foram realizados no Johns Hopkins. O programa é reconhecido e credenciado como centro abrangente para o câncer pelo U.S. National Cancer Institute. Como centro de referência nacional para transplante de medula óssea, o Johns Hopkins realiza mais de 300 transplantes por ano.

O tratamento com internação é realizado no prédio recém construído do Charlotte R. Bloomberg Children’s Center, em uma unidade de 20 leitos com filtros HEPA no sistema de ar condicionado exclusivo para pacientes de oncologia e TMO. O tratamento ambulatorial é realizado em uma clínica de ponta, localizada no mesmo piso que a unidade de internação.

Conheça alguns de nossos especialistas em transplante pediátrico de medula óssea

No Johns Hopkins, os cuidados de pacientes pediátricos são realizado por uma equipe de médicos especializados, enfermeiros, médicos generalistas, assistentes sociais e enfermeiros ambulatoriais e de internação. Conheça alguns de nossos especialistas em transplante pediátrico de medula óssea:

Nossa equipe médica de “concierge”

JHM medical concierge

Nosso objetivo é fornecer uma experiência personalizada para que você e o pequeno paciente sintam-se o máximo possível como se estivessem em casa no Johns Hopkins. Nossa equipe ajudará você antes, durante e depois do tratamento de sua criança. Um “concierge” médico funciona como seu contato com o Johns Hopkins antes de sua consulta para oferecer orientação e coordenar seus serviços médicos e acomodações.

Durante toda sua estadia, providenciaremos a você um coordenador de tratamento que entende a sua cultura e fala o seu idioma. Seu coordenador é parte integral da equipe de TMO e fornecerá instruções a você sobre consultas médicas e está disponível para ajudar a tirar as suas dúvidas ou preocupações.

Queremos que você e sua família fiquem confortáveis e sem nenhum estresse para que possam se concentrar na saúde do paciente. Para solicitar uma consulta, obter ajuda para planejar uma viagem ou simplesmente fazer uma pergunta, fale conosco por telefone no número +1-410-502-7683.