Condições que tratamos: Malformação de Chiari

brain side view

Uma criança com malformação de Chiari tem um defeito congênito (presente no nascimento) que ocorre na conexão da parte de trás da cabeça com a coluna vertebral. Este distúrbio geralmente causa uma protrusão na parte de trás da cabeça.

Entre em contato conosco para aprender mais

Ou ligue para nós: +1-410-502-7683

Malformação de Chiari: O que você precisa saber

  • Existem quatro tipos de malformações de Chiari:
    • Tipo 1 ocorre quando a base do crânio e a área da parte superior da coluna vertebral não estão formados apropriadamente, fazendo com que parte do cerebelo se protubere através do forame magno. Este tipo ocorre de forma não perceptível até que o problema agrave-se na adolescência ou na fase adulta. As dores de cabeça, sintoma mais típico no tipo 1 da malformação Chiari, estão geralmente localizadas na parte de trás da cabeça e são muitas vezes agravadas pelo esforço.
    • Tipo 2 é o mais comum e é causado pelo deslocamento da parte posterior do cérebro para baixo através da parte inferior do crânio. Esse tipo é geralmente visto em criança com espinha bífida.
    • Tipo 3 ocorre quando a parte de trás do cérebro sobressai pela abertura na parte de trás da área do crânio.
    • Tipo 4 ocorre quando a parte posterior do cérebro não se desenvolve normalmente.
  • Ainda não se sabe a causa exata de uma malformação Chiari congênita. Os médicos suspeitam que seja causada durante a gravidez e pode ser devido ao contato do bebê comcom substâncias perigosas. Também pode estar ligado à problemas genéticos que ocorrem na família, falta de nutrientes na dieta, infecção ou consumo de drogas e álcool.
  • Sua criança pode não apresentar quaisquer sintomas até que ele ou ela esteja na adolescência ou idade adulta. Entre em contato com o seu médico se seu filho ou filha reclamar de dor no pescoço, rouquidão, problemas na fala, infecções do trato respiratório superior e fraqueza progressiva nos braços e nas pernas. Uma bolsa de líquido na corda espinhal ou tronco cerebral, chamado trompa de eustáquio, é outro sintoma.
  • A malformação de Chiari também pode bloquear o fluxo de fluído cerebroespinhal (CSF), levando à hidrocefalia.
  • Os tratamentos frequentemente focam na remoção de porções do osso e tecido mole para aliviar a pressão sobre a corda espinhal e cérebro, bem como, fornecer um novo caminho para drenagem do CSF.

Por que escolher a Johns Hopkins para o tratamento de malformação de Chiari?

Tratamentos avançados para malformação de Chiari

Alan Cohen, M.D. with a model of a brain

Se os sintomas da malformação de Chiari interferir com a saúde e a felicidade do seu filho a cirurgia pode ser recomendada. A neurocirurgia pediátrica do Johns Hopkins é um dos melhores centros multidisciplinar do tipo e tem grande reputação internacional por oferecer às crianças sua melhor chance de recuperação total.

Fornecemos um cuidado multidisciplinar e abrangente. Os nossos neurocirurgiões têm vasta experiência em realizar cirurgias delicadas em crianças. Todas cirurgias disponíveis neste momento envolvem a criação de mais espaço perto do tronco cerebral. No Johns Hopkins, oferecemos:

  • Descompressão, envolve remover uma parte do crânio e uma ou mais vertebras
  • Descompressão com duroplastia, envolve abrir as camadas que cobrem o cérebro e costurar um remendo para torná-lo maior.
  • Encolhimento das tonsilas cerebelares (parte inferior do cerebelo), que pode estar bloqueando o fluxo de líquido espinhal

Conheça alguns dos nossos especialistas em Malformação de Chiari:

Os nossos neurocirurgiões pediátricos estão entre os melhores do mundo. Os pacientes e suas famílias vêm de todos os lados do globo e buscam a nossa ajuda. O nosso compromisso de cuidar também inclui um compromisso de fazer todo o esforço possível para avaliar e tratar o seu filho o mais rápido possível. Conheça alguns dos nossos especialistas abaixo:

Nossa equipe de concierge médico

JHM medical concierge

O nosso objetivo é fornecer uma experiência personalizada para você e sua família sentirem-se o mais perto de casa possível estando na Johns Hopkins. A nossa equipe assiste você antes, durante e após o seu tratamento. Um concierge médico serve como sua ligação a Johns Hopkins antes de sua visita para oferecer orientação e coordenar os seus serviços médicos e acomodações.

Durante sua estadia iremos proporcionar uma coordenadora que entende sua cultura e fala sua língua. Sua coordenadora te guiará as suas consultas médicas e estará disponível para responder suas perguntas e preocupações.

Queremos que você e sua família se sintam confortáveis e sem estresse, assim poderá focar na sua saúde. Para agendar uma consulta, peça ajuda com o planejamento da viagem ou simplesmente para fazer qualquer pergunta, entre em contato pelo telefone +410-502-7683.