Condições que tratamos: Meningiomas

O meningioma é o tipo mais comum de tumor cerebral primário e é responsável por aproximadamente 30% dos tumores cerebrais. Um tumor cerebral primário é um tumor que se origina no cérebro.

Entre em contato conosco para aprender mais

Ou ligue para nós: +1-410-502-7683

Meningiomas: O que você precisa saber

  • Esses tumores originam-se na meninge, que é a terceira camada mais externa de tecido entre o crânio e o cérebro, bem debaixo do crânio, que cobre e protege o cérebro.
  • Eles podem crescer lentamente e existir por anos antes de serem detectados. Às vezes os médicos podem descobrir um meningioma acidentalmente em uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada da cabeça ou da medula espinhal.
  • Às vezes o meningiomas não crescem. A maioria deles podem ser removidos com cirurgia.
  • Se os sintomas do meningioma ocorrerem, eles podem ser súbitos e começar lentamente, conforme o tumor cresce e pressiona o cérebro ou a medula espinhal. Dependendo do tamanho e da localização do meningioma, os sintomas comuns podem incluir:
    • Dores de cabeça
    • Convulsões
    • Turvação visual
    • Fraqueza nos braços ou pernas
    • Dormência
    • Perda de equilíbrio
    • Perda de audição
    • Perda de memória

A história de uma dublê de Hollywood

Veja Jill contar sobre sua experiência de cirurgia de meningioma que salvou sua vida no Johns Hopkins.

Este vídeo está disponível com legendas em português. Clique nesta imagem gear icon no reprodutor de vídeo para selecionar legendas em português.

Jill Brown

Por que escolher a Johns Hopkins para o tratamento de meningioma?

Os avanços no tratamento de meningioma

Dr. Jon Weingart examining brain scans

A cirurgia é o tratamento mais comum para um meningioma. Se um meningioma for benigno e em uma parte do cérebro onde os neurocirurgiões podem removê-lo por completo e de forma segura, é possível que a cirurgia seje o único tratamento necessário.

O tipo mais comum de cirurgia para remover um meningioma é chamada de craniotomia. Este procedimento envolve fazer uma incisão no escalpo e remover um pedaço do crânio. O neurocirurgião pode, então, acessar e remover o tumor, ou o máximo que puder, enquanto tenta minimizar os danos ao cérebro. O neurocirurgião, então, pode substituir o osso e fechar a incisão.

Para um pequeno meningioma que não cause sinais ou sintomas significantes monitorar o tumor sem qualquer tratamento imediato pode ser uma opção, isso é chamado observação.Se o meningioma não crescer, o paciente pode não precisar de tratamento.

Conheça alguns dos nossos especialistas em meningioma

A nossa equipe multidisciplinar trabalha junta para fornecer o tratamento mais seguro e eficaz possível para os pacientes com meningioma. Abaixo estão alguns dos nossos especialistas:

Nossa equipe de concierge médico

JHM medical concierge

O nosso objetivo é fornecer uma experiência personalizada para você e sua família sentirem-se o mais perto de casa possível estando na Johns Hopkins. A nossa equipe assiste você antes, durante e após o seu tratamento. Um concierge médico serve como sua ligação a Johns Hopkins antes de sua visita para oferecer orientação e coordenar os seus serviços médicos e acomodações.

Durante sua estadia iremos proporcionar uma coordenadora que entende sua cultura e fala sua língua. Sua coordenadora te guiará as suas consultas médicas e estará disponível para responder suas perguntas e preocupações.

Queremos que você e sua família se sintam confortáveis e sem estresse, assim poderá focar na sua saúde. Para agendar uma consulta, peça ajuda com o planejamento da viagem ou simplesmente para fazer qualquer pergunta, entre em contato pelo telefone +410-502-7683.