Condições que tratamos: Gliomas, astrocitomas, glioblastomas

female patient with doctor

O glioma é um tipo comum de tumor que se origina no cérebro. Cerca de 33% de todos os tumores cerebrais são gliomas, que origina-se nas células gliais que residem no cérebro. Os gliomas são chamados de tumores cerebrais intra-axiais, porque eles crescem dentro da substância do cérebro e frequentemente misturam-se com o tecido normal do cérebro.

Entre em contato conosco para aprender mais

Ou ligue para nós: +1-410-502-7683

Gliomas o que você precisa saber

  • Existem vários tipos diferentes de gliomas que variam em características celulares, localização e severidade. Os tipos de glioma incluem astrocitomas, glioma do tronco encefálico, ependimomas, gliomas misturados, oligodendrogliomas e gliomas do nervo óptico.
  • Astrocitomas são tumores nas células gliais desenvolvidas no tecido celular conectivo chamado astrícitos. Eles representam quase metade de todos os tumores cerebrais primários.
  • Glioblastomas são os tipos mais malignos de astrocitoma. Os sintomas de um glioblastoma podem ser similares aos outros tipos de gliomas.
  • Alguns gliomas não apresentam sintomas, mas, quando eles apresentam, é porque já estão pressionando o cérebro ou a medula espinhal.
  • Os sintomas mais comuns do glioma são dores de cabeça; convulsões; mudanças de personalidade; fraqueza nos braços, na face ou pernas; dormência; tontura; problemas na fala; náusea; vômito.
  • Os gliomas são descobertos através de uma ressonância magnética ou outro exame com imagem do cérebro, e diagnosticado por meios cirúrgicos para determinar o tipo e o grau.
  • O tratamento pode incluir observação, cirurgia, terapia de radiação, quimioterapia ou uma combinação dessas modalidades.
  • Não existem causas óbvias para o glioma. Eles podem ocorrer em pessoas de todas as idades, mas, são mais comuns em adultos.

A história de Carlos Luceno

Veja Carlos contar sobre sua experiência de receber tratamento para astrocitoma no Johns Hopkins.

Este vídeo está disponível com legendas em português. Clique nesta imagem gear icon no reprodutor de vídeo para selecionar legendas em português.

Carlos Luceno

Por que escolher a Johns Hopkins para o tratamento de glioma?

Tratamentos avançados para gliomas

Dr. Jon Weingart examining brain scans

O melhor tratamento para glioma leva em conta a localização do tumor, os sintomas potenciais e os benefícios potenciais e os riscos das diferentes opções de tratamento.

A cirurgia é o tratamento inicial mais comum para gliomas e exige uma craniotomia (abertura do crânio). Craneotomia estereotáxica pode usar a orientação de computadores e imagens (ressonância magnética e tomografia computadorizada) para chegar à precisa localização dentro do cérebro a ser tratado.

Se o tumor estiver próximo de áreas importantes do cérebro, às vezes a cirurgia é realizada com uma ressonância magnética intraoperatório ou um mapeamento intraoperatório do cérebro. O mapeamento pode ser feito com o paciente adormecido ou acordado, mas sedado. Durante uma cirurgia em que o paciente esteja acordado, o cirurgião pede para que o paciente siga instruções, permitindo a remoção do tumor e minimizando o potencial dano das áreas críticas do cérebro.

Conheça alguns dos nossos especialistas em tumor glioma

O tratamento para pacientes com tumores cerebrais é melhor ser feito por uma equipe multidisciplinar. A nossa equipe de tumor cerebral inclui neurocirurgiões, médicos neuro-oncologistas, terapeuta de radiação médica e patologistas. Abaixo estão alguns dos nossos especialistas em glioma:

Nossa equipe de concierge médico

JHM medical concierge

O nosso objetivo é fornecer uma experiência personalizada para você e sua família sentirem-se o mais perto de casa possível estando na Johns Hopkins. A nossa equipe assiste você antes, durante e após o seu tratamento. Um concierge médico serve como sua ligação a Johns Hopkins antes de sua visita para oferecer orientação e coordenar os seus serviços médicos e acomodações.

Durante sua estadia iremos proporcionar uma coordenadora que entende sua cultura e fala sua língua. Sua coordenadora te guiará as suas consultas médicas e estará disponível para responder suas perguntas e preocupações.

Queremos que você e sua família se sintam confortáveis e sem estresse, assim poderá focar na sua saúde. Para agendar uma consulta, peça ajuda com o planejamento da viagem ou simplesmente para fazer qualquer pergunta, entre em contato pelo telefone +410-502-7683.