Skip Navigation

Tratamento de ependimomas no Johns Hopkins Medicine

Garoto em uma cama de hospital sorrindo com sua mãe cuidando dele

Se seu filho ou filha for diagnosticado(a) com um ependimoma, é importante saber mais sobre este tipo de tumor. Os ependimomas são um tipo de tumor glioma. Um glioma é um tipo comum de tumor que se origina no cérebro. Os gliomas crescem dentro da substância do cérebro e geralmente se misturam com o tecido normal do cérebro. Os ependimomas contam com cerca de 8 a 10% dos tumores no cérebro em crianças e são mais propensos à afetar os menores de 10 anos. Ter uma criança pequena acometida por um tumor no cérebro pode afetar todos na família. No Johns Hopkins, tratamos não somente seu filho ou filha, mas a família inteira. Como a nossa equipe médica direciona os tratamentos necessários, os nossos especialistas em vida infantil e assistentes sociais fornecem suporte e educação nas idades apropriadas aos pais, irmãos e pacientes jovens.

Solicite uma consulta

+1-410-502-7683

 

Entre em contato conosco

 

Conheça nossos serviços médicos de “concierge”.

Ependimoma: O que você precisa saber

  • Os ependimomas desenvolvem-se a partir das células ependimais  dos ventrículos ou na corda espinhal.
  • Os ependimomas geralmente estão localizados próximo ao cerebelo. Nestes locais, o tumor pode bloquear o fluxo do fluído cerebroespinhal e causa o aumento da pressão dentro do crânio.
  • Devido ao fluxo do fluído espinhal, esses tumores podem esparlhar-se para outras partes do cérebro ou corda espinhal.
  • Os ependimomas podem ser de crescimento lento se comparados  à outros tumores no cérebro, mas pode voltar  após o tratamento completo.
  • A recorrência do ependimomas geralmente resultam em um tumor mais invasivo com mais resistência ao tratamento.
  • Esses tipos de tumores são mais comuns de acontecer na idade dos 5 anos.
  • Os ependimomas variam de tumores de baixo grau até alto grau.
  • Seu filho ou sua filha pode  estar  expressando   sinais de um ependimoma, se ele ou ela reclama de dor de cabeça com frequência, vomita  e mostra perda do controle muscular. Se algum desses sintomas estiver ocorrendo, procure um médico imediatamente.
  • A terapia pode incluir uma cirurgia. A radioterapia é geralmente recomendada após a cirurgia para crianças maiores.

Tumores cerebrais pediátricos - Perguntas mais frequentes

Veja Dr. Alan Cohen, chefe de neurocirurgia pediátrica, responder a algumas perguntas frequentes sobre tumores cerebrais pediátricos.

 

Este vídeo está disponível com legendas em português. Clique nesta imagem  no reprodutor de vídeo para selecionar legendas em português.

Por que escolher o Johns Hopkins para tratamento de ependimoma?

Por que escolher o Johns Hopkins para tratamento de ependimoma?

Neurocirurgião pediátrico Edward Ahn examina imagens de exames médicos

As crianças com tumores no cérebro exigem cuidados especiais, porque o cérebro e o corpo delas ainda estão em desenvolvimento. O tratamento dependerá do tipo, tamanho e localização do tumor, idade da criança e saúde em geral.

Quando você luta pela saúde da sua criança hoje, você também pode pensar nas suas opções futuras. O Johns Hopkins é um líder em cuidado de câncer infantil e fornece opções para preservar a fertilidade deles.

A cirurgia é o primeiro passo para o tratamento de um ependimoma. O tipo mais comum de cirurgia para remoção de um tumor no cérebro em uma criança é chamado de craniostomia. Este procedimento envolve fazer uma incisão no escalpo e remover um pedaço do osso do crânio. O neurocirurgião pode encontrar e remover o tumor na sua totalidade, ou o máximo possível do tumor sem risco de severos danos ao cérebro.

Formas que o Johns Hopkins melhora os resultados da cirurgia

Os nossos neurocirurgiões usam técnicas cirúrgicas e imagens de última geração para melhorar os resultados da cirurgia pediátrica de tumores no cérebro e na corda espinhal.  Essas técnicas permitem que os neurocirurgiões planejem de forma precisa a cirurgia, utilizando a  abordagem menos invasiva possível. 

As técnicas incluem:

  • Imagem intraoperativa utilizando máquinas especiais de ressonância magnética ou tomografia computadorizada na sala de cirurgia para ajudar os neurocirurgiões na remoção dos tumores do cérebro e da corda espinhal de forma segura e eficaz.
  • Cirurgia estereotáxica guiada por imagem é um procedimento que utiliza computadores avançados para encontrar os tumores no cérebro ou na corda espinhal que de outra forma seriam inoperáveis.
  • Mapeamento cerebral intraoperatório (cirurgia no cérebro acordado) é realizada enquanto o paciente está acordado, mas sedado, para remover  tumores que de outra forma seriam inoperáveis. Durante o procedimento, o cirurgião pede ao paciente que siga as instruções, permitindo a remoção do tumor e minimizando o  potencial dano às áreas críticas do cérebro.
  • Neuroendoscopia é um procedimento minimamente invasivo para remover alguns tumores no cérebro e na corda espinhal através de um pequeno furo no crânio,  boca, ou nariz utilizando pequenas câmeras e instrumentos. Essas técnicas minimizam a manipulação do cérebro e acelera a recuperação.

A radioterapia é geralmente recomendada para crianças mais velhas.

Conheça os nossos especialistas em ependimoma

Quando uma criança é diagnosticada com um tumor no cérebro ou na corda espinhal, uma equipe multidisciplinar especializada do Johns Hopkins, incluindo neuro-oncologista, neurocirurgiões, neuropatologistas e neurologistas, trabalha junto para determinar o melhor tratamento. Conheça alguns dos nossos neurocirurgiões abaixo:

Nossa equipe de concierge médico

Coordenadora de cuidado fluente em Português sorridente falando com uma mulher ao telefone

O nosso objetivo é fornecer uma experiência personalizada para você e sua família sentirem-se o mais perto de casa possível estando na Johns Hopkins. A nossa equipe assiste você antes, durante e após o seu tratamento. Um concierge  médico serve como sua ligação a Johns Hopkins antes de sua visita para oferecer orientação e coordenar os seus serviços médicos e acomodações.

Durante sua estadia iremos proporcionar uma coordenadora que entende sua cultura e fala sua língua. Sua coordenadora te guiará as suas consultas médicas e estará disponível para responder suas perguntas e preocupações.

Queremos que você e sua família se sintam confortáveis e sem estresse, assim poderá focar na sua saúde. Para agendar uma consulta, peça ajuda com o planejamento da viagem ou simplesmente para fazer qualquer pergunta, entre em contato pelo telefone +410-502-7683.