Tratamento de meduloblastoma no Johns Hopkins Medicine

little girl with doctor

Quando uma criança apresenta tumor no cérebro, é uma mudança na vida da família inteira. O meduloblastoma é um dos tumores no cérebro mais comuns e malignos em crianças. A boa notícia é que as crianças têm melhores chances de sobreviver a um tumor no cérebro do que os adultos. Os tumores deles são menos propensos a mudar para um tumor mais sério. No Johns Hopkins, tratamos não somente seu filho ou filha, mas a família inteira. Como a nossa equipe médica direciona os tratamentos necessários, os nossos especialistas em vida infantil e assistentes sociais fornecem suporte e educação nas idades apropriadas aos pais, irmãos e pacientes jovens.

Entre em contato conosco para aprender mais

Ou ligue para nós: +1-410-502-7683

Meduloblastoma: O que você precisa saber

  • Os meduloblastomas se formam no cerebelo e podem se espalhar para a coluna ou outras partes do corpo.
  • Eles ocorrem primariamente entre as idades de 4 a 9 anos, e afetam os meninos com mais frequência do que as meninas.
  • A maioria das crianças que desenvolvem tumor no cérebro não apresentam aparente fatores de risco para tumores no cérebro.
  • O seu médico precisará realizar alguns testes para determinar o grau/estágio do tumor do seu filho ou filha. O grau/estágio ajudará o seu médico determinar a extensão em que o tumor se espalhou.
  • Alguns tumores, incluindo o meduloblastoma, são sempre considerados de alto grau, mas não carregam uma designação numérica específica.
  • O estagiamento do tumor pode ocorrer antes ou após a cirurgia.
  • Você pode perceber que o seu filho ou filha sofre de dores de cabeça, náuseas e vômito, marcha instável, movimentos descoordenados e fadiga extrema . Isso poderia ser sintomas de um tumor no cérebro.
  • O meduloblastoma costumava ser fatal, mas no Johns Hopkins, tratamos com sucesso alguns tumores selecionados com uma cominação de cirurgia e terapia auxiliar. A quimioterapia (tratamento com drogas anticâncer) e radioterapia (raio-x direcionado que pode destruir as células cancerígenas) são sempre utilizados após a cirurgia.

Perguntas mais frequentes

Veja Dr. Alan Cohen, chefe de neurocirurgia pediátrica, responder a algumas perguntas frequentes sobre tumores cerebrais pediátricos.

Este vídeo está disponível com legendas em português. Clique nesta imagem gear icon no reprodutor de vídeo para selecionar legendas em português.

brain tumor

Por que escolher o Johns Hopkins para tratamento de meduloblastoma?

Avanços no tratamento de meduloblastoma

As crianças com tumores no cérebro exigem cuidados especiais, porque o cérebro e o corpo delas ainda estão em desenvolvimento. O tratamento dependerá do tipo, tamanho e localização do tumor, e a idade da criança e saúde em geral.

O tratamento de meduloblastoma geralmente inclui a combinação de cirurgia, radioterapia (exceto nos muito novos) e quimioterapia.

Quando você luta pela saúde da sua criança hoje, você também pode pensar nas suas opções futuras. O Johns Hopkins é um líder em cuidado de câncer infantil e fornece opções para .

Formas que o Johns Hopkins melhora os resultados da cirurgia

Os nossos neurocirurgiões pediátricos usam técnicas cirúrgicas e imagens de última geração para melhorar os resultados da cirurgia pediátrica para tumores no cérebro e na corda espinhal. Essas técnicas permitem que os neurocirurgiões planejem de forma precisa a cirurgia, utilizando a l abordagem menos invasiva possível .

As técnicas incluem:

  • Imagem intraoperativa utilizando máquinas especiais de ressonância magnética ou tomografia computadorizada na sala de cirurgia para ajudar os neurocirurgiões na remoção dos tumores do cérebro e da corda espinhal de forma segura e eficaz.
  • Cirurgia estereotáxica guiada por imagem é um procedimento que utiliza computadores avançados para encontrar os tumores no cérebro ou na corda espinhal que de outra forma seriam inoperáveis.
  • Mapeamento cerebral intraoperatório (cirurgia no cérebro acordado) é realizada enquanto o paciente está acordado, mas sedado, para remover os tumores que de outra forma seriam inoperáveis.
  • Neuroendoscopia é um procedimento minimamente invasivo para remover alguns tumores no cérebro e na corda espinhal através de um pequeno furo no crânio boca, ou nariz, utilizando pequenas câmeras e instrumentos. Essas técnicas minimizam a manipulação do cérebro e acelera a recuperação.

Para o medulobastoma, a cirurgia é seguida de quimioterapia e/ou radioterapia para destruir qualquer traços ainda existentes do tumor.

Conheça os nossos especialistas em medulobastoma

Quando uma criança é diagnosticada com um tumor no cérebro ou na corda espinhal, uma equipe multidisciplinar especializada do Johns Hopkins, incluindo neuro-oncologista, neurocirurgiões, neuropatologistas e neurologistas, trabalham juntos para determinar o melhor tratamento. Conheça alguns dos nossos neurocirurgiões pediátricos abaixo:

Nossa equipe de concierge médico

JHM medical concierge

O nosso objetivo é fornecer uma experiência personalizada para você e sua família sentirem-se o mais perto de casa possível estando na Johns Hopkins. A nossa equipe assiste você antes, durante e após o seu tratamento. Um concierge médico serve como sua ligação a Johns Hopkins antes de sua visita para oferecer orientação e coordenar os seus serviços médicos e acomodações.

Durante sua estadia iremos proporcionar uma coordenadora que entende sua cultura e fala sua língua. Sua coordenadora te guiará as suas consultas médicas e estará disponível para responder suas perguntas e preocupações.

Queremos que você e sua família se sintam confortáveis e sem estresse, assim poderá focar na sua saúde. Para agendar uma consulta, peça ajuda com o planejamento da viagem ou simplesmente para fazer qualquer pergunta, entre em contato pelo telefone +410-502-7683.