O que você precisa saber: paralisia facial e reconstrução

Paralisia facial significa a perda do movimento voluntário nos músculos e nervos no seu rosto. Se afetado por essa condição, você provavelmente não conseguirá movimentar suas sobrancelhas, lábios ou outros músculos do seu rosto. A paralisia facial pode afetar seu sorriso e sua aparência geral. Se você ou alguém que você ama tem essa condição, uma equipe com experiência do Johns Hopkins pode, muitas vezes, reconstituir o equilíbrio, a simetria, os movimentos simétricos e a capacidade de sorrir.
Paralisia facial e reconstrução: o que você precisa saber
- Os sinais de paralisia facial podem incluir o caimento de um lado do seu rosto ou fraqueza e incapacidade de movimentar os músculos em um lado do seu rosto. Frequentemente, essa paralisia pode ser associada a uma lesão no nervo craniano, que controla todos os movimentos no seu rosto.
- Se você não conseguir piscar, levantar suas sobrancelhas, sorrir ou expressar emoções no seu rosto, você provavelmente tem paralisia facial. A falta de tratamento pode causar dano ocular. Entendemos que esses sintomas podem fazer com que você se sinta preocupado com a sua aparência.
- Você pode perceber outros sintomas de paralisia facial, inclusive babar, perturbações na fala e obstrução nasal.
- Sua paralisia facial pode ser causada por um neuroma do acústico (um tumor benigno chamado schwannoma vestibular), paralisia de Bell (um episódio inexplicado de fraqueza muscular ou paralisia facial), tumores da glândula carótida ou lesões traumáticas.
- Se você tem incapacidade de movimentar um ou os dois lados do rosto desde o nascimento, você tem o que se chama paralisia facial congênita. Esse problema afeta todas as idades, inclusive crianças e idosos.
- Um exame físico ajuda o seu médico a determinar se você tem paralisia facial. Ressonâncias magnéticas (RMs) ou tomografias computadorizadas (TCs) podem ser usadas para descartar tumores nervosos ou cerebrais, acidentes vasculares cerebrais e infecções como causa da paralisia.
- O tratamento de paralisia facial varia. No Johns Hopkins, nós elaboramos um plano de tratamento para cada paciente, envolvendo um ou mais dos itens a seguir: fisioterapia, tratamentos injetáveis, procedimentos minimamente invasivos, técnicas microcirúrgicas e procedimentos cirúrgicos adicionais.
- O tipo de tratamento que seu médico usa para restaurar o movimento no seu rosto pode depender de quanto tempo você teve paralisia e se os músculos foram atrofiados completamente.
Avanços na reconstrução de paralisia facial
O Johns Hopkins é um dos principais centros mundiais de reconstrução e pesquisa de paralisia facial. Nossa equipe realizou mais de 2.000 procedimentos nos últimos quinze anos. Cirurgiões de todos os Estados Unidos e ao redor do mundo viajam para o nosso centro para aprender cirurgias de reanimação facial com nossos especialistas. Aqui está o motivo:
Nossos cirurgiões são únicos em sua capacidade de tratar paralisia facial usando:
- Habilidades microcirúrgicas de ponta, inclusive um foco em restaurar a função do nervo facial
- Habilidades de cirurgia estética, incluindo lifting facial, blefaroplastia, suspensões superciliares, peelings químicos e de laser, uso especializado de preenchedores e Botox e transferência de gordura de uma parte do corpo do paciente a outra.
Nossos cirurgiões possuem diversas técnicas refinadas para tratar de forma eficaz todos os estágios da paralisia facial:
Transferência muscular – isso envolve deslocar tendões e músculos de uma parte do seu corpo, geralmente do seu rosto, pescoço ou perna, para o seu rosto. Alguns dos músculos e tendões associados que são deslocados incluem o temporal, digástrico e grácil.
Enxerto nervoso – esses procedimentos incluem deslocar nervos de diferentes partes do seu corpo para o seu rosto, garantindo que você tenha mais movimento — e até mesmo sensibilidade — no seu rosto, permitindo que você controle melhor os músculos. Isso pode incluir transferência do nervo massetérico, enxerto de nervo facial cruzado, enxerto hipoglosso a facial e outros.
Restauração de pálpebra e sobrancelha – se a sua sobrancelha cair até o ponto de cobrir seu campo de visão, nossos cirurgiões podem reposicioná-la para restaurar a função e aparência do seu olho. Se você não conseguir ou tiver dificuldade para piscar, podemos inserir uma pequena corrente de platina em sua pálpebra, permitindo que você feche e proteja seu olho. Também podemos fazer transferências de nervos para restaurar a sensação e proteção do olho.
Conheça alguns de nossos especialistas em paralisia facial
O Johns Hopkins reúne uma equipe de cirurgiões plásticos faciais certificados pelo conselho e empenhados em fornecer um tratamento excelente a pacientes que desejam obter cirurgia facial cosmética, reconstrução e reabilitação facial.
Nossos especialistas incluem:
Nossa equipe médica de “concierge”
Nosso objetivo é fornecer uma experiência personalizada para que você e sua família sintam-se o máximo possível como se estivessem em casa no Johns Hopkins. Nossa equipe ajudará você antes, durante e depois do seu tratamento. Um “concierge” médico funciona como seu contato com o Johns Hopkins antes de sua consulta para oferecer orientação e coordenar seus serviços médicos e acomodações.
Durante toda sua estadia, providenciaremos a você um coordenador de tratamento que entende a sua cultura e fala o seu idioma. Seu coordenador fornecerá instruções a você sobre consultas médicas e está disponível para ajudar a tirar as suas dúvidas ou preocupações.
Queremos que você e sua família fiquem confortáveis e sem nenhum estresse para que possam se concentrar na sua saúde. Para solicitar uma consulta, obter ajuda para planejar uma viagem ou simplesmente fazer uma pergunta, fale conosco por telefone no número +1-410-502-7683.