Skip Navigation

Implante coclear e reabilitação auditiva: o que você precisa saber

Menino com implante coclear em consulta com a fonoaudióloga

Ouvir é muito mais do que detectar o som — o que ouvimos afeta nossa capacidade de aprender e como percebemos o mundo ao nosso redor. Em adultos, a perda auditiva grave pode ter um impacto negativo na interação social, no desempenho no trabalho e na saúde em geral. Em crianças pequenas, a perda auditiva grave pode representar uma barreira ao desenvolvimento normal da linguagem e das habilidades sociais. Um implante coclear é um tratamento para pessoas surdas ou com deficiência auditiva. Trata-se de um pequeno dispositivo eletrônico que mede e processa os sons e, então, estimula o nervo auditivo para trazer o som a uma pessoa que, de outra forma, não consegue ouvir.

Solicite uma consulta

+1-410-502-7683

 

Entre em contato conosco

 

Conheça nossos serviços médicos de “concierge”.

Implantes cocleares: o que você precisa saber

  • Você deve pensar em um implante coclear se:
    • tem perda auditiva grave em ambos os ouvidos;
    • tem audição nos dois ouvidos, mas com pouca clareza;
    • não consegue entender metade ou mais das palavras faladas, mesmo ao usar aparelho auditivo; 
    • baseia-se fortemente na leitura labial, apesar de usar aparelho auditivo.
  • Um implante coclear consiste em duas partes. A parte externa fica atrás da orelha e capta sons com um microfone. Em seguida, ela processa os sons e os transmite para a parte interna, que foi implantada.
  • A parte implantada é colocada sob a pele, atrás da orelha, durante uma cirurgia ambulatorial. Um fino fio e pequenos eletrodos levam à cóclea, que faz parte da orelha interna. Os sinais chegam pelo fio ao nervo coclear, que transmite informações sonoras ao cérebro para produzir a sensação de audição.
  • Embora a audição “normal” não seja restaurada, com terapia e prática adequadas pode haver maior conscientização sobre os sons e leitura labial e escuta mais fáceis.
  • Nossos fonoaudiólogos recomendam que, quanto mais cedo a criança obtiver um implante coclear, melhor este ajudará o cérebro da criança a acessar os sons necessários para aprender habilidades de linguagem. A idade mínima em que uma criança pode ter uma cirurgia de implante coclear depende de seu tamanho e saúde; a maioria das crianças são grandes o suficiente para a cirurgia entre os 10 e os 12 meses de idade.
  • Também recomendamos a intervenção precoce para adultos que estão perdendo a audição. 
  • Não há limite máximo de idade para implantar o dispositivo. Adultos que passaram por implantes cocleares no Johns Hopkins, na casa dos 80 e 90 anos, tiveram bom resultado.  
  • Para pacientes que têm audição boa para sons graves, mas perda auditiva severa para sons agudos, existe um implante coclear especialmente projetado para o problema. Assim, é possível usar um aparelho auditivo para sons de tom baixo e o implante coclear para sons de tom agudo.
  • Reabilitação e treinamento após a cirurgia são essenciais para se obter o melhor resultado auditivo possível. Para pacientes que viajam de outros países para Baltimore, nos Estados Unidos para a cirurgia, recomendamos trabalhar com os fonoaudiólogos e terapeutas de reabilitação do Johns Hopkins nos primeiros meses após a cirurgia. Depois disso, trabalharemos com os pacientes para ajudar a identificar fonoaudiólogos e terapeutas de reabilitação auditiva em seu país de origem para cuidados de longo prazo.  
  • Para determinar se você é candidato ao implante, consulte os especialistas em implante coclear do Johns Hopkins, que avaliarão a estrutura da sua orelha e realizarão avaliações audiológicas e médicas completas.
  • Ao considerar um implante coclear, pense nos seguintes:
    • Os implantes cocleares não restauram a audição normal. Em uma pequena minoria de pessoas, eles podem não ajudar em nada.
    • Você pode perder o resto da sua audição natural no ouvido onde o implante é colocado.
    • Você pode precisar usar pilhas novas ou recarregadas todos os dias.
    • Você precisará remover a parte externa do implante ao tomar banho ou nadar.
    • O imã em um implante coclear causa distorção na imagem durante uma imagem por ressonância magnética. Os usuários de implante coclear podem precisar de uma bandagem na cabeça ou, em alguns casos, de uma cirurgia para remover temporariamente o imã, antes de se submeterem a uma imagem por ressonância magnética.
    • O implante pode ser danificado durante um acidente ou durante a prática de esportes.
    • Cerca de 1% dos implantes cocleares podem apresentar falhas, com o tempo. Em tais casos, uma segunda cirurgia é necessária para substituir o implante.
    • Um implante coclear não é adequado para todos. Para descobrir se um implante é a melhor opção para você:
      • Você passará por exames físicos e auditivos para avaliar sua perda auditiva.
      • Você também realizará exames de imagem para observar a estrutura do seu ouvido. Esses podem incluir uma tomografia computadorizada e/ou uma imagem por ressonância magnética.
      • Você pode precisar se consultar com um psicólogo ou outro terapeuta.

Por que escolher o Johns Hopkins para o seu implante coclear?

Cirurgia de implante coclear: O que esperar

O aparelho coclear de duas partes

A cirurgia de implante coclear é feita em um hospital ou clínica. No Johns Hopkins, esta é uma cirurgia ambulatorial que dura de duas a quatro horas. A maioria dos pacientes  vão para casa ou para um hotel algumas horas após a cirurgia. Você recebe uma medicação (anestesia geral) que o faz dormir durante o procedimento. O cirurgião faz um corte atrás da orelha e, em seguida, abre o osso mastoide. O cirurgião identifica o nervo facial, cria uma abertura para acessar a cóclea e insere os eletrodos na cóclea.

Depois, ele coloca um dispositivo eletrônico, chamado de receptor-estimulador, sob a pele atrás da orelha, prendendo-o ao osso nessa área. As incisões então são fechadas e você é levado para a área de recuperação e observado atentamente. A alta ocorre depois de, no mínimo, duas horas de observação.

Você terá algum tempo para se recuperar após a cirurgia inicial, antes que o dispositivo de implante seja ligado ou ativado. Cerca de quatro semanas após a cirurgia, as partes externas do implante coclear serão adicionadas. Essas incluem um microfone e um processador de fala. Nesse momento, o processador de fala é programado e ativado, o que faz com que o dispositivo interno estimule o nervo coclear em resposta aos sons.

Consultas adicionais com o fonoaudiólogo (para ajustes de configurações) e um terapeuta de reabilitação auditiva (para ajudar o cérebro a aprender a usar os sinais sonoros do implante coclear) geralmente ocorrem por três a seis meses e, depois, em uma frequência diferente, dependendo seu progresso.  

Conheça alguns dos nossos especialistas em audição

O Johns Hopkins oferece uma abordagem abrangente para o implante coclear e é um dos maiores programas de implante coclear nos EUA. Nossos especialistas somam décadas de experiência em uma variedade de disciplinas, incluindo educação, fonoaudiologia, cirurgia de ouvido, patologias da fala e da linguagem, psicologia e tecnologia de imagem.

Nossa equipe médica de "concierge"

Coordenadora de cuidado fluente em Português sorridente falando com uma mulher ao telefone

Nosso objetivo é fornecer uma experiência personalizada para que você e sua família sintam-se o máximo possível como se estivessem em casa no Johns Hopkins. Nossa equipe ajudará você antes, durante e depois do tratamento de quem você ama. Um “concierge” médico funciona como seu contato com o Johns Hopkins antes de sua consulta para oferecer orientação e coordenar seus serviços médicos e acomodações.

Durante toda sua estadia, providenciaremos a você um coordenador de tratamento que entende a sua cultura e fala o seu idioma. Seu coordenador fornecerá instruções a você sobre consultas médicas e está disponível para ajudar a tirar as suas dúvidas ou preocupações.

Queremos que você e sua família fiquem confortáveis e sem nenhum estresse para que possam se concentrar na saúde do seu ente querido. Para solicitar uma consulta, obter ajuda para planejar uma viagem ou simplesmente fazer uma pergunta, fale conosco por telefone no número +1-410-502-7683.