Skip Navigation

Transplante de medula óssea: O que você precisa saber

Uma mulher ouve cuidadosamente o seu médico

O transplante de medula óssea é uma terapia especial para pacientes com certos tipos de cânceres ou outras doenças. Antes de realizar o transplante, os médicos tratam a medula óssea não saudável com as drogas apropriadas. O transplante de medula óssea envolve devolver células sanguíneas ao paciente.

Transplante de medula óssea: O que você precisa saber

As células sanguíneas que produzem outras células são chamadas de células-tronco. As células-tronco são importantes, mas as outras células também são, como as células T, que são as células que lutam contra o câncer.

  • A medula óssea é um tecido macio, esponjoso dentro dos ossos. É o meio para o desenvolvimento e armazenagem da maioria das células sanguíneas humanas.

Condições tratadas com um transplante de medula óssea

O transplante de medula óssea tem sido usado com sucesso para tratar as seguintes doenças:

  • Leucemias: mielóide aguda, linfocítica aguda, mielóide crônica e linfócitica crônico
  • Linfoma de Hodgkin e não-Hodgkin
  • Múltiplos mielomas
  • Síndrome mielodisplásica
  • Alguns tipos de tumores sólidos
  • Anemias: aplástica, Fanconi e hemoglobinúria paroxística noturna
  • Doenças hereditárias: deficiências imunológicas, doença metabólica e hemoglobinopatias
  • Doenças auto-imunes, como lúpus

Recursos ao Paciente

Leia mais sobre o Transplante de medula óssea em nossa Biblioteca da Saúde (em inglês)

Por que escolher o Johns Hopkins para transplante de medula óssea?

Avanços em transplantes de medula óssea

Cirurgião W.P. Andrew Lee

Um dos avanços desenvolvidos no Johns Hopkins é o haplóide de compatibilidade idêntica ou parte idêntica. Ao invés de limpar o sistema imunológico do paciente antes do transplante  da medula óssea doada, os médicos administram a quimioterapia suficiente para suprimir o sistema imunológico, o que auxilia o paciente na não rejeição  da  medula óssea doada e  não prejudicaos seus órgãos. Este procedimento permitiu um leque muito mais amplo de doadores. Essa também é uma boa notícia para os pacientes mais velhos elegíveis para a medula parcialmente compatível de um membro da família. Os pesquisadores do Johns Hopkins descobriram recentemente que não há diferença nos resultados para pacientes de idade de 50 a 75 anos. Desde o desenvolvimento do tratamento há mais de uma década, os especialistas do Johns Hopkins realizaram mais de 600 transplantes com compatibilidade parcial para leucemia linfoma pediátrica e em adultos. 

Até hoje mais de 6.000 transplantes de medula óssea foram realizados  no Johns Hopkins, um Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos designado como Centro Abrangente do Câncer que está completamente creditada como centro de serviço completo no transplante de medula óssea . Como um centro nacional de referência para o transplante de medula óssea, o Johns Hopkins realiza mais de 300 transplantes por ano.

Conheça alguns dos nossos especialistas em transplante de medula óssea

O grupo de especialistas envolvidos no cuidado de pacientes que passam por transplante é muitas vezes referida como a equipe de transplante. Nossos especialistas multidisciplinares trabalham em conjunto para fornecer as melhores chances para um transplante bem sucedido.

Nossa equipe de concierge médico

Coordenadora de cuidado fluente em Português sorridente falando com uma mulher ao telefone

O nosso objetivo é fornecer uma experiência personalizada para você e sua família sentirem-se o mais perto de casa possível estando na Johns Hopkins. A nossa equipe assiste você antes, durante e após o seu tratamento. Um concierge  médico serve como sua ligação a Johns Hopkins antes de sua visita para oferecer orientação e coordenar os seus serviços médicos e acomodações.

Durante sua estadia iremos proporcionar uma coordenadora que entende sua cultura e fala sua língua. Sua coordenadora te guiará as suas consultas médicas e estará disponível para responder suas perguntas e preocupações.

Queremos que você e sua família se sintam confortáveis e sem estresse, assim poderá focar na sua saúde. Para agendar uma consulta, peça ajuda com o planejamento da viagem ou simplesmente para fazer qualquer pergunta, entre em contato pelo telefone +410-502-7683.