Skip Navigation

O que você precisa saber sobre: Cirurgia de Epilepsia Pediatrica

Menina sorri enquanto o médico escuta seu coração

A epilepsia é um tipo de distúrbio cerebral que causa convulsões recorrentes e espontâneas. Sabemos que é horrível testemunhar seu filho ou sua filha tento uma convulsão epilética. Durante uma convulsão, parte(s) do cérebro recebe(m) uma explosão de sinais elétricos anormais que interrompem temporariamente a função elétrica normal do cérebro. Você pode ver a cirurgia cerebral para o seu filho ou sua filha como última alternativa. No entanto, a cirurgia pode ser uma melhora drástica para a vida de seu filho ou sua filha. Isso deveria ser uma das primeiras opções a serem consideradas se os primeiros testes com medicações anticonvulsivas não forem eficazes.

Cirurgia de epilepsia para crianças: O que você precisa saber

  • Se as convulsões ocorrerem em uma área do cérebro  que pode ser removida facilmente  sem causar outros danos, a cirurgia deve ser considerada.
  • Se a epilepsia é causada por um tumor, cisto, lesão ou outro crescimento que não responde bem ao medicamento, o médico do seu filho ou filha pode ajudá-los a decidir se a cirurgia é uma opção apropriada.
  • A cirurgia para epilepsia e convulsões é muito complicada e realizada por uma equipe cirúrgica especializada.
  • A operação pode remover a parte do cérebro onde as convulsões estão ocorrendo ou, às vezes, ajudar  as más correntes elétricas a não se espalharem  pelo cérebro.
  • A criança pode estar acordada durante a cirurgia. Com a criança acordada e capaz de seguir alguns comandos, os cirurgiões estão melhores capacitados para ter certeza que as áreas importantes do cérebro não foram danificadas.
  • A cirurgia não é uma opção para todos que apresentam um quadro de convulsões. Discuta essa opção de tratamento com o médico do seu filho ou sua filha para obter maiores informações.

Recursos ao Paciente

Leia mais sobre epilepsia em nossa Biblioteca da Saúde (em inglês)

Assista como duas famílias compartilha como a cirurgia para epilepsia na Johns Hopkins melhorou a vida de seus filhos

Por que você escolher a Johns Hopkins para a cirurgia de epilepsia?

Os avanços na cirurgia de epilepsia para crianças

Neurocirurgião Shenandoah Dody Robinson e a Neurologista Sarah Kelley

Os nossos especialistas em epilepsia pediátrica selecionarão o plano de tratamento que dará ao seu filho ou à sua filha as melhores chances de sucesso. Abaixo estão alguns dos tipos de cirurgias que os nossos especialistas realizam com frequência:

  • Hemisferectomia. Ideal para  poucos pacientes, essa cirurgia envolve a remoção de quase todo o lado do cérebro responsável por causar convulsões.
  • Ressecção focal envolve remover a porção do cérebro onde as convulsões se originam — normalmente o lobo temporal. 
  • Corpus calosotomia não remove as parte do cérebro que causa as convulsões; essa cirurgia interrompe o caminho as convulsões e confina em uma das partes do cérebro.
  • Terapia térmica intersticial do laser (LITT) é uma cirurgia minimamente invasiva que utiliza calor para  remover a região onde as convulsões começam. Em comparação com aqueles que se submetem a cirurgia aberta tradicional para epilepsia, que geralmente envolve uma craniotomia (cirurgia com corte no crânio), as pessoas que se submetem ao LITT geralmente sofrem menos dor após a cirurgia e tem um período mais rápido de recuperação. Pode ser apropriado para algumas crianças com convulsões focais, que são convulsões vindas de uma região do cérebro.

Conheça um dos nossos especialista de epilepsia

Os pacientes com epilepsia chegam ao Johns Hopkins para tratamento há mais de 100 anos. Temos uma equipe de neurocirurgiões e neurologistas que fornecem planos de tratamento especializados e individualmente desenvolvidos para o controle das convulsões mais difíceis. Esses planos são desenvolvidos para ajudar sua criança há ter uma vida completamente produtiva. Abaixo está um dos nossos especialistas em epilepsia:

Nossa equipe de concierge médico

Coordenadora de cuidado fluente em Português sorridente falando com uma mulher ao telefone

O nosso objetivo é fornecer uma experiência personalizada para você e sua família sentirem-se o mais perto de casa possível estando na Johns Hopkins. A nossa equipe assiste você antes, durante e após o seu tratamento. Um concierge  médico serve como sua ligação a Johns Hopkins antes de sua visita para oferecer orientação e coordenar os seus serviços médicos e acomodações.

Durante sua estadia iremos proporcionar uma coordenadora que entende sua cultura e fala sua língua. Sua coordenadora te guiará as suas consultas médicas e estará disponível para responder suas perguntas e preocupações.

Queremos que você e sua família se sintam confortáveis e sem estresse, assim poderá focar na sua saúde. Para agendar uma consulta, peça ajuda com o planejamento da viagem ou simplesmente para fazer qualquer pergunta, entre em contato pelo telefone +410-502-7683.