Skip Navigation

Condições que tratamos: Meningiomas

Homem de negócios usando óculos

O meningioma é o tipo mais comum de tumor cerebral primário e é responsável por aproximadamente 30% dos tumores cerebrais. Um tumor cerebral primário é um tumor que se origina no cérebro.

Meningiomas: O que você precisa saber

  • Esses tumores originam-se na meninge, que é a  terceira camada mais externa de tecido entre o crânio e o cérebro, bem debaixo do crânio, que cobre e protege o cérebro.
  • Eles podem crescer lentamente e existir por anos antes de serem detectados. Às vezes os médicos podem descobrir um meningioma acidentalmente em uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada da cabeça ou da medula  espinhal.
  • Às vezes o meningiomas não crescem. A maioria deles podem ser removidos com cirurgia.
  • Se os sintomas do meningioma ocorrerem, eles podem ser súbitos e começar lentamente, conforme o tumor cresce e pressiona o cérebro ou a medula  espinhal. Dependendo do tamanho e da localização do meningioma, os sintomas comuns podem incluir:
    • Dores de cabeça
    • Convulsões
    • Turvação visual
    • Fraqueza nos braços ou pernas
    • Dormência
    • Perda de equilíbrio
    • Perda de audição
    • Perda de memória

Recursos ao Paciente

Aprenda mais sobre meningiomas em nossa Biblioteca de Saúde (em inglês)

Assista ao Jill compartilhado a sua experiência com a cirurgia do meningioma que salvou sua via no Johns Hopkins

Assista a palestra do Dr. Henry Brem, diretor da neurocirurgia, cobrindo os sintomas do tumor cerebral, classificação de meningiomas e tratamento (em inglês)

Por que escolher a Johns Hopkins para o tratamento de meningioma?

Os avanços no tratamento de meningioma

Pesquisador de neurocirurgia e oncologia Gregory Riggins e o neurocirurgião Jon Weingart

A cirurgia é o tratamento mais comum para um meningioma. Se um meningioma for benigno e em uma parte do cérebro onde os neurocirurgiões podem removê-lo por completo e de forma segura, é possível que a cirurgia seje o único tratamento necessário.

O tipo mais comum de cirurgia para remover um meningioma é chamada de craniotomia. Este procedimento envolve fazer uma incisão no escalpo e remover um pedaço  do crânio. O neurocirurgião pode, então, acessar e remover o tumor, ou o máximo que puder, enquanto tenta minimizar os danos ao cérebro. O neurocirurgião, então, pode substituir o osso e fechar a incisão.

Para um pequeno meningioma que não cause  sinais ou sintomas significantes monitorar  o tumor sem qualquer tratamento imediato pode ser uma opção, isso é chamado observação.Se o meningioma não crescer, o paciente pode não  precisar de tratamento.

Conheça alguns dos nossos especialistas em meningioma

A nossa equipe multidisciplinar trabalha junta para fornecer o tratamento mais seguro e eficaz possível para os pacientes com meningioma. Abaixo estão alguns dos nossos especialistas:

Nossa equipe de concierge médico

Coordenadora de cuidado fluente em Português sorridente falando com uma mulher ao telefone

O nosso objetivo é fornecer uma experiência personalizada para você e sua família sentirem-se o mais perto de casa possível estando na Johns Hopkins. A nossa equipe assiste você antes, durante e após o seu tratamento. Um concierge  médico serve como sua ligação a Johns Hopkins antes de sua visita para oferecer orientação e coordenar os seus serviços médicos e acomodações.

Durante sua estadia iremos proporcionar uma coordenadora que entende sua cultura e fala sua língua. Sua coordenadora te guiará as suas consultas médicas e estará disponível para responder suas perguntas e preocupações.

Queremos que você e sua família se sintam confortáveis e sem estresse, assim poderá focar na sua saúde. Para agendar uma consulta, peça ajuda com o planejamento da viagem ou simplesmente para fazer qualquer pergunta, entre em contato pelo telefone +410-502-7683.